quinta-feira, 28 de julho de 2011

Seja feliz‏


EU SEI, MAS NÃO DEVIA

Neste texto comovente , a jornalista e escritora Marina Colasanti

descreve a vida real de milhões de pessoas.

Será que essas pessoas

têm consciência da vida que levam?

Eu sei que a gente se acostuma . Mas não devia .

A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor . E, porque não tem vista , logo se acostuma a não olhar para fora . E, porque não olha para fora , logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas . E, porque não abre as cortinas , logo se acostuma a acender mais cedo a luz . E, à medida que se acostuma, esquece o sol ,esquece o ar,esquece a amplidão.

A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado porque está na hora . A tomar o café correndo porque está atrasado . A ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo da viagem . A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado . A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia .

A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra . E, aceitando a guerra , aceita os mortos e que haja números para os mortos . E, aceitando os números , aceita não acreditar nas negociações de paz.(.....)

A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: hoje não posso ir . A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisava tanto ser visto .

A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita . E a lutar para ganhar o dinheiro com que pagar . E a ganhar menos do que precisa . E a fazer fila para pagar . E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagará mais . E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro , para ter com que pagar nas filas em que se cobra .

A gente se acostuma a andar na rua e ver cartazes . A abrir as revistas e ver anúncios . A ligar a televisão e assistir a comerciais . A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado , conduzido , desnorteado , lançado na infindável catarata dos produtos.

A gente se acostuma à poluição .Às salas fechadas de ar condicionado e cheiro de cigarro. À luz artificial de ligeiro tremor . Ao choque que os olhos levam na luz natural . Às bactérias da água potável . À contaminação da água do mar . À lenta morte dos rios . Se acostuma a não ouvir passarinho , a não ter galo de madrugada , a temer a hidrofobia dos cães , a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta .

A gente se acostuma a coisas demais , para não sofrer . Em doses pequenas, tentando não perceber , vai afastando uma dor aqui , um ressentimento ali , uma revolta acolá . Se o cinema está cheio , a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço . Se a praia está contaminada , a gente molha só os pés e sua no resto do corpo . Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana . E se no fim de semana não há muito o que fazer a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre sono atrasado.

A gente se acostuma para não se ralar na aspereza , para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas , sangramentos , para esquivar-se de faca e baioneta , para poupar o peito . A gente se acostuma para poupar a vida . Que aos poucos se gasta, e que, gasta de tanto acostumar , se perde de si mesma.

(COLASANTI, Marina . Eu sei, mas não devia . 1.ed.RJ, Rocco, 1996)

Colaboração: Zirair Karmirian Filho
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário: