sexta-feira, 8 de julho de 2011

TEMPO LIVRE‏


Pular corda

A brincadeira de criança vira exercício físico e garante boa forma aos adultos

Por Andrea Guedes

Brincadeira de criança, a corda consegue aliar diversão e atividade física. Uma pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisa de Atividade Física da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, revelou que o exercício, além de trabalhar todos os grandes grupos musculares, ainda beneficia o coração e desenvolve o equilíbrio e a coordenação motora. Mais uma opção para quem quer se exercitar, mas não tolera a ginástica tradicional.

O ex-boxeador e professor de Educação Física Miguel de Oliveira, de 56 anos, explica que, no boxe, o aquecimento com corda é fundamental porque melhora o condicionamento físico e desenvolve a coordenação motora. Ex-campeão mundial de boxe na categoria médio-ligeiro, Miguel deixou o esporte em 76 e hoje dá aulas de boxe na academia Companhia Atlética, em São Paulo. "Pular corda é um bom exercício, mas é preciso uma prédisposição do aluno. O orientador deve apenas explicar a ele os benefícios da atividade, sem induzi-lo", explica o esportistas.

Benefícios são muitos. A pesquisa foi feita com um grupo de atletas, que pularam corda durante 60 minutos, cinco dias por semana, durante 10 semanas. No final, eles ganharam pernas e joelhos mais fortes e desenvolveram flexibilidade e agilidade. "De acordo com o treinamento, o exercício com corda pode priorizar tanto o sistema aeróbio quanto o anaeróbio", afirma Miguel.

A intensidade pode ser trabalhada com tempo e velocidade. Por isso, a corda faz bem para o coração e deixa músculos e ossos mais fortes. "Às vezes o indivíduo está com dificuldade de andar ou subir escadas. Então, faz-se um treinamento mais aeróbico, voltado nessa direção. É um trabalho progressivo", completa.

Segundo Miguel, a idade não importa. O prérequisito fundamental é gostar. Muitos alunos com mais de 50 anos procuram as academias, mas não sabem o que querem fazer e terminam adeptos de pular corda. Antes, porém, é preciso uma avaliação médica para que não transcorram problemas durante os exercícios.

Opinião do leitor

Myriam Legal! Adorei a ideia!

VERA Puxa vida, que lembrança boa, que coisa boa, gente. Tô nessa.

aulander Eu ja estava na fila da corda.Agora com esta orientacao vou pular corda mesmo.Estes dias tentei com minha netinha e deu certo.Consegui pular....relembrei velhos temposssssss..

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário: